Por que é irracional a intolerância religiosa


Resposta: as religiões são boas, ensinam a amar, todavia a humanidade ainda não aprendeu esta sublime lição.
Todas as religiões que têm por finalidade religar o homem a Deus são boas.  Esta é uma lição aprendida estudando a história das religiões, comparando a semelhança que há nos ensinamentos de cada uma e, sobretudo, acreditando que a origem de todas as religiões é uma só: Deus! E é por ser origem comum que Deus enviou vários mensageiros em períodos diversos,  em lugares diversos, para ensinar a humanidade o caminho da evolução espiritual. 

Encontrei num livro espírita, psicografado por Norberto Peixoto, de autoria do espírito Ramatís treze textos que só comprovam o que escrevi até aqui, conhecidos como a regra de ouro das religiões do mundo. Comparem, que interessante:

“Bem-aventurados os que temem magoar outrem por pensamento, palavras e obras.” (Sufismo);

“Não coloques em ninguém um fardo que não desejarias para ti, e não desejes a ninguém o que não desejarias para ti mesmo.”  (Fé Baha’i);

“A natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom para nós mesmos.” (Zoroastrismo);

“Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos.” (Jainismo);

“Julga aos outros como a ti julgas. Então participarás dos céus.” (Sikhismo);

“Afirmamos e promovemos o respeito pela rede de interdependência de toda a existência da qual fazemos parte.”  Princípio Unitário. (Unitarianismo);

“Ninguém pode ser crente até que ame seu irmão como a si mesmo.” (Islamismo);

“De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto sua própria palavra.”  (Budismo);

“Não faças aos outros aquilo que não queres que eles te façam.”    (Confucionismo);

“Considera o lucro de teu vizinho como o teu próprio e seu prejuízo como se também fosse teu.” (Taoísmo);

“Não faças ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso.” (Judaísmo);

“Não faças aos outros aquilo que, se a ti fosse feito, causar-te-ia dor.” (Hinduísmo);

“Tudo quanto quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.” (Cristianismo)

As pessoas oram em Igrejas Católicas, Evangélicas, Centros Espíritas, Mesquita, nos lares e templos… Acredito que toda oração é ouvida lá em cima, anotada, atendida, de acordo com a fé de cada um.

Impossível
ser Deus, o Espírito Criador do Universo, um privilégio desta ou daquela crença. Deus atende a todos
aqueles que O buscam, não interessa qual a fé que a pessoa professa.

Então, onde está Deus? Deus está dentro de cada um de nós.

Muita paz,

Marlene Oliveira

Share

5 respostas para “Por que é irracional a intolerância religiosa”

  1. Bastante. Faz muito sentido, creio que realmente seja assim. Me orgulho da sua inteligencia, tanta dedicação e estudo seu, muita leitura por baixo disso, hein?! Beeijo maminha!

  2. É isso aí Lene! Este tema é sempre permanente.
    Vc está coberta de razão qdo relata a localização de Deus e, ainda mais, quando registra que a fé é a força de que precisamos para o atendimento Divino. Os pensamentos são ricos e apropriados. Parabéns pela novidade.
    Bjs,

  3. Acho que a causa de tanta discórdia e intolerância entre as religiões, são os dogmas religiosos impostos aos seus seguidores.Todas se acham portadores da verdade absoluta e se uma religião se considera certa e infalivel em seus dogmas como aceitar os dogmas diversos de outras religiões? Se uma se considera "certa" a outra só pode estar "errada". Daí a intolerância, discórdia, fanatismo, ódio e violência. E as religiões que deveriam ser expressões variadas do amor Divino, estão sempre em conflito e brigando entre si para serem as portadoras da verdade absoluta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code